quinta-feira, 25 de março de 2010

Voto aos 16: chance para mudar a realidade da juventude





Ter, 23/03/10 15h09

Na última segunda-feira, 22 de março, o colégio Cristovão de Caxias do Sul (RS) foi o palco de mais uma grande atividade da Campanha "Te Liga, 16". Mais de 500 estudantes puderam conversar com a deputada federal Manuela D'Avila sobre sua trajetória política e sobre a história de participação da juventude nas principais mudanças ocorridas no Brasil e no mundo.

Através de sua experiência, Manuela buscou demonstrar como a participação pode render frutos concretos para a juventude e a população em geral. "A partir da minha atuação pude mudar a realidade que eu e a juventude vivemos. Quando era militante do movimento estudantil da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) lutava para que ela não fechasse. Hoje, posso discutir a vinda da UFRGS para Caxias", apontou.

Também participou da atividade o vereador Todson Marcelo, da cidade Carlos Barbosa (RS), que apresentou e convidou todos os presentes a conhecer e se filiar à UJS. "A UJS é a entidade mais apaixonada pelo Brasil, sente muito orgulho de ver o país dando certo e sonha com um Brasil justo e mais humano. Por isso, participem do 15º congresso da UJS - "Pra ser muito mais Brasil", disse.

Milhares de jovens com título e filiados à UJS
A campanha do "Se Liga, 16" - "Te Liga, 16" no RS - começa a ganhar corpo em todo o Brasil. Os jovens que completarão entre 16 e 18 anos antes das eleições podem tirar seu título de eleitor até o dia 5 de maio. O procedimento pode ser realizado pela internet, através do site do Tribunal Superior Eleitoral (www.tse.gov.br), e o documento retirado no cartório eleitoral.

Para Titi Alvares, diretora de movimento secundarista da UJS, este ano a campanha tem motivos de sobra para dar certo. "O voto aos 16 ganhou um importante aliado: a internet. Podemos invadir as escolas, convencer os diretores a disponibilizar computadores com acesso à rede. Ou, se não houver apoio, podemos levar lap-top e internet sem fio, onde tivermos esses recursos, e adiantar o título eleitoral para milhares de jovens".

Titi ainda chama atenção para o grande desafio político por trás da campanha. "Essa é uma das campanhas mais diretas de politização da juventude que podem ser feitas, pois mostra na prática a importância da participação política para obter conquistas. Devemos ligar isso à grande batalha de 2010, quando os jovens terão de dizer nas urnas que desejam aprofundar as mudanças em curso no país e impedir os retrocessos".

A dirigente finaliza resgatando a importância histórica da UJS no direito de votar aos 16 anos. "O voto aos 16 só foi possível porque a UJS elaborou essa bandeira e conquistou durante a Constituinte. Por isso, é mais do que legítimo que a militância apresente a entidade que conseguiu esse direito e convide todos a se integrarem à UJS. Aliás, pode fazer usando a internet também", conclui.

Da Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário